Este Blog tem como objetivo complementar as atividades apresentadas durante as aulas de Educação Física Escolar e valorizar o componente curricular que introduz e integra o estudante a Cultura Corporal, para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas, favorecendo a formação de um indivíduo historicamente contextualizado, consciente de seus valores culturais e sociais, capaz de perceber-se como agente determinante de suas próprias ações.
Sejam Bem Vindos
Evandro Spironello de Miranda
Sou Pai, Esposo, Corinthiano e Professor Especialista
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
CIRCO NA ESCOLA
As atividades circenses são consideradas uma especialidade das artes, onde o corpo é o protagonista das mesmas, nas quais os artistas se expressam através de suas ações e gestos ensaiados. Essas atividades podem ser utilizadas nas aulas de educação física escolar desenvolvendo da atenção, motricidade, concentração, coordenação motora, entre outros. (HENRIQUES, 2006).
História do circo
Pode-se dizer que as artes circenses surgiram na China, onde foram descobertas pinturas de quase 5.000 anos em que aparecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas (AYALA, 2008). Acredita-se também, que pode ter surgido de atividades de entretenimento, de modelos de preparação física, de elementos das festividades sacras e religiosas, de apresentações públicas nas praças, ruas, tablados, teatros populares, para constituir-se hoje como uma arte dos malabaristas, equilibristas, acrobatas, trapezistas, palhaços e tantos outros artistas circenses. O circo tornou-se um fenômeno cultural e econômico no Brasil. Assim, foi recebendo cada vez mais público, acirrando a disputa do mercado do entretenimento.(COSTA, TIAEN, SAMBUGARI, 2008; BARONI, 2006).
Viabilizar no âmbito escolar as práticas circenses, é também resgatar outras e mais diversificadas fontes de informação e cultura, fazendo do circo um instrumento para inovação das práticas escolares. Assim, a dimensão interdisciplinar das práticas circenses se assenta em propostas que valorizam a criatividade, a sensibilidade, proporcionando vivências lúdicas, experiências corporais que se utilizam da ação, do pensamento e da linguagem, tendo no jogo, na brincadeira e na fantasia, sua fonte dinamizadora. Para tanto, é importante que os professores tenham claro o que é a interdisciplinaridade, não reduzindo o conceito à justaposição de conteúdos. (COSTA, TIAEN, SAMBUGARI, 2008).
Circo na Educação Física como conteúdo
As atividades circenses, em diversos países, vêm constituindo-se como aliadas da Educação Física e das outras disciplinas, por serem atividades que geram atitudes com um potencial educativo, não se limitando apenas ao simples controle do corpo (ROCHA, 2009). Durante o processo de ensino e aprendizagem, os alunos desenvolvem diferentes aspectos pessoais, como a sensibilidade na expressão corporal, a cooperação, o desenvolvimento da criatividade, a melhora da auto-superação e da auto-estima (Inverno, 2003 apud COSTA, TIAEN, SAMBUGARI, 2008).
Muitos países, principalmente europeus, possuem programas de formação em atividades circenses desde a pré-escola até os cursos universitários ou de formação profissional, reconhecendo tanto a riqueza motriz como a cultural (valor histórico, social, artístico, etc.) do circo para a sociedade contemporânea, como é o caso de França e Bélgica. Outros tantos países europeus, mesmo não reconhecendo a atividade circense com a mesma importância dos anteriores, reservam um espaço para tais atividades como conteúdos para as aulas de Educação Física, principalmente por seu valor cultural, como é o caso de Portugal, Alemanha, Espanha e Itália “Ministère de L´Education Nationale, de La Recherche ET de La Technologie 1998; Busse, 1991” (BORTOLETO, 2003).
No Brasil, a inclusão das atividades físicas “circenses” também começa a dar seus primeiros passos. Já existem escolas públicas e privadas de algumas regiões (São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, etc.) que já incluem as atividades circenses como conteúdo da Educação Física em diferentes níveis (do ensino fundamental até o superior, dentro do programa curricular ou como conteúdos optativos), graças, principalmente, à ação de profissionais que se sentem sensibilizados com esta questão por já terem vivido algum tipo de experiência nesta área (BORTOLETO, 2003).
As atividades com “bolas” (malabares) possibilitam desenvolver no educando o raciocínio lógico, a coordenação motora, o domínio visual e a psicomotricidade. Já as acrobacias propiciam conceitos de flexibilidade, de equilíbrio, e possibilitam um trabalho que envolve a memória, a relação peso x força, distância, altura, impulsão, e força de explosão.. As atividades com tecido trabalham as noções de lateralidade (direito, esquerdo), direção (frente, trás, diagonal), ritmo (lento, moderado, acelerado), organização espacial (dentro, fora, acima, baixo, ao lado, sobre), bem como conceitos de flexionar, estender, alongar, inclinar, girar, balancear. (COSTA, TIAEN, SAMBUGARI, 2008)
Tempo de prática e espaço
Geralmente ao planejar a realização de um trabalho ou atividade, a principal preocupação está direcionada para as ações motrizes que os alunos irão aprender ou realizar. Nas atividades com materiais essenciais como bola, raquete, rede de vôlei, não podem ser deixados de lado. Por isso, deve ser pensado e estudado como: o espaço utilizado deverá propor atenção e conforto, a duração de cada aula não poderá passar o limite estressante de aprendizagem para não gerar desmotivação do aluno, as atividades deverão ser executadas com eficiência e segurança, a mudança de espaços poderá ajudar no desenvolvimento de antecipações de improvisos, enfim, deve-se atender ás necessidades das atividades, bem como dos alunos (MUNHOZ & RAMOS, 2007).
Classificação das atividades circenses
Manipulação
É a habilidade de manipular um ou mais objetos com grande destreza.. Os materiais a serem usados nas aulas de Educação Física podem ser: massas, bolas, arcos, poi ou flags. Além de outros aparelhos. E as ações relacionadas à esses aparelhos citados podem ser: lançar, atirar, girar, rotar, manter em equilíbrio, arrastar ou conduzir, recepcionar, golpear e balançar. O poi é uma palavra Maori que significa bola; pode ser feito de meia com uma bola de tênis dentro. Os flags em inglês significa bandeiras, são pedaços de tecidos coloridos (AYALA, 2008).
O “rola-rola” ou “tábua de equilíbrio” é uma das modalidades mais antigas e tradicionais dos espetáculos circenses. Um rola-rola consiste em um cilindro (rolo) sobre o qual se coloca uma prancha que desliza lateralmente sobre o cilindro, Dessa forma, objetiva treinar o controle do equilíbrio, capacidade física importante para a Educação Física escolar (AYALA, 2008; GÁSPARI et al 2007).
Acrobacias
As acrobacias podem ser executadas no solo, no ar, ou em um aparelho específico. A palavra acrobata vem do grego akrobate, que significa “aquele que anda na ponta dos pés”. De acordo com Starobinski apud GUZZO (1997), a acrobacia é um jogo de preenchimento do espaço com o corpo humano, que acontece a partir da medida de distâncias, de pesos, de limites (SILVA & LEITE, 2008). O acrobata trabalha com os limites do corpo: força, equilíbrio, flexibilidade, resistência, entre outros. As ações relacionadas são: chutar, rolar, saltar, empurrar, pegar, segurar, rodar e equilibrar (SOARES, 2001 apud GUZZO, 2006)
Equilíbrio
Dentro do contexto da educação física podemos definir o equilíbrio como: qualidade física que permite manter ou rapidamente repor o centro de gravidade dentro do seu polígono, de sustentação graças a ações de sinergias neuromusculares; controle de posição do centro de gravidade do corpo, ou manutenção do estacionário (equilíbrio estático) ou em movimento (equilíbrio dinâmico). Nas atividades oriundas do universo podemos destacar algumas modalidades de equilíbrio tais como: Perna de pau, Rola rola ou rola bola, corda bamba e arame liso.
Encenações
Na modalidade de encenações, são as mágicas/ilusionismos e os esquetes circenses. A participação lúdica nas modalidades circenses traz benefícios à formação de um corpo saudável
Considerações finais
Apesar das atividades circenses não fazerem parte da realidade da maioria das escolas, é mais uma importante ferramenta para os profissionais de educação física, uma vez que é uma atividade diferente das outras, o que causa motivação dos alunos, e proporciona o desenvolvimento de capacidades físicas, de lateralidade, concentração, e muitos outros conteúdos explorados nas aulas da mesma.
Fonte: http://www.efdeportes.com/efd146/atividades-circenses-na-educacao-fisica-escolar.htm
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