Este Blog tem como objetivo complementar as atividades apresentadas durante as aulas de Educação Física Escolar e valorizar o componente curricular que introduz e integra o estudante a Cultura Corporal, para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas, favorecendo a formação de um indivíduo historicamente contextualizado, consciente de seus valores culturais e sociais, capaz de perceber-se como agente determinante de suas próprias ações.
Sejam Bem Vindos
Evandro Spironello de Miranda
Sou Pai, Esposo, Corinthiano e Professor Especialista
quinta-feira, 2 de junho de 2016
DANÇA DO SIRIRI
O siriri é uma dança típica do Mato Grosso acompanhada por música e versos cantados (CASCUDO, 2012). Realizada na região sul de Cuiabá há mais de duzentos anos, o siriri reflete a miscigenação entre negros, índios, portugueses e espanhóis que ocuparam a região no decorrer da história (HANSEN, et al., 2005); (SANT’ANA; VELHO; SILVA, 2012).
O siriri é considerado uma dança que remete as brincadeiras e aos divertimentos indígenas, dançado por homens, mulheres e crianças em diversos espaços que vão desde uma sala até um terreiro (HANSEN, et al., 2005).
A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Como instrumentos musicais, acompanham a viola de cocho, o cracacha (ganzá) e o mocho ou tamboril. A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri, que designa um entremez do século XVIII, em Portugal. Outros acreditam expressar um tipo de cupins de asas.
Ela é dançada com vários passos, como o dos homens colocarem os braços nas costas enquanto as mulheres mexem sua saia.Há varios outros movimentos como o de que eles parecem estar brincando.
O siriri é conhecido por “dança mensagem” visto que não somente sua música, mas também sua coreografia e expressão procuram transmitir o culto a amizade e o respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá..