Sejam Bem Vindos

Evandro Spironello de Miranda

Sou Pai, Esposo, Corinthiano e Professor Especialista em Educação Física Escolar, graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP - 2006); pós-graduação lato-sensu em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-2010).


Sejam bem vindos!

quarta-feira, 30 de maio de 2018

GOLBOL

HISTÓRIA
Desenvolvido especificamente para deficientes visuais, o Goalball é o único esporte paralímpico não adaptado. Foi criado em 1946, pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar e socializar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que ficaram cegos.

REGRAS
A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg. Atualmente, o goalball é praticado em 112 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá..