Sejam Bem Vindos

Evandro Spironello de Miranda

Sou Pai, Esposo, Corinthiano e Professor Especialista em Educação Física Escolar, graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP - 2006); pós-graduação lato-sensu em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-2010).


Sejam bem vindos!

domingo, 24 de março de 2019

BOXE - Conceito e História

Conceito

Boxe ou pugilismo é um esporte de combate no qual os lutadores calçam luvas acolchoadas e utilizam as mãos para atacar e defender. O objetivo no boxe é desferir golpes para pontuar ou nocautear o oponente, seguindo um conjunto de regras predeterminadas.


História

Há registros longínquos da existência do boxe já no ano 3.000 a.C., no Egito. Mas foi na Grécia Antiga, no século 7 a.C., que a modalidade começou a tomar cara de esporte. A história do boxe, no entanto, é cheia de altos e baixos. Embora tenha feito parte das Olimpíadas da Grécia Antiga, quando os lutadores apenas protegiam as mãos com pedaços de couro, o boxe chegou a morrer.

Durante o Império Romano, houve alterações no mínimo controversas na modalidade. O boxe passou a ser protagonizado pelos gladiadores, que lutavam com luvas recheadas de metal. Algo propício para o objetivo dos combates, já que na maioria das vezes a disputa terminava com a morte de um dos lutadores.

Com o fim do império, o boxe “hibernou” por um bom tempo. Foi reaparecer no século 17, na Inglaterra. Em 1880, passaram a ser organizadas competições amadoras da modalidade nas categorias Galo (até 54kg), Pena (até 57kg), Leve (até 63,5kg), Médio (até 73kg) e Pesado (qualquer peso).

REGRAS
O boxe é disputado em um ringue com 6,10m por 6,10m, medidos do interior da linha das cordas. O mesmo ringue deve estar um metro acima do chão e ter 85cm além da linha das cordas.

Os dois lutadores devem usar luvas de 10 onças (284g) nas categorias de 49kg até 64kg na Elite Masculino e em todas as categorias do feminino; e luvas de 12 onças (341g) nas categorias a partir de 69kg.

Na Elite Masculino as lutas serão divididas em três assaltos de três minutos, enquanto na Elite Feminino serão quatro assaltos de dois minutos. Nas duas categorias os rounds terão intervalo de um minuto.

O atleta pode vencer a luta por pontos, nocaute técnico, nocaute ou desclassificação.

Golpes
Jab - ataque rápido e frontal com o punho mais fraco.
Direto - golpe frontal forte com o melhor punho.
Cruzado - ataque lateral que termina com o braço todo esticado.
Uppercut - golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá..